quinta-feira, 27 de maio de 2010

A influência dos média



para ver melhor:´
http://voicethread.com/share/1179098/

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tu és especial


1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?

1- A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar. A anorexia nervosa é uma doença que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto - imagem, dificuldade em ser aceito especialmente se houver uma história de abuso sexual ou de bullying.
Bulimia nervosa é também uma disfunção alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres. A pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa. Para "compensar" o ganho de peso, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e faz uso excessivo de purgantes e diuréticos. Essas pessoas podem ainda jejuar por um dia ou mais também na tentativa de compensar o comer compulsivo, muitas vezes entrando em um repetitivo ciclo de intensa restrição alimentar alternadas com farras culposas que o levam ao sistema compensatório.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Opinião sobre o texto do álcool

Este texto serviu para perceber que muitos dos acidentes rodoviários são provocados devido ao excesso de álcool. Uma maneira de evitar estes acidentes é ter consciência da quantidade de álcool que consume e evitar conduzir depois de beber.

Texto sobre o álcool


Fui à festa, mãe.
Fui à festa, e lembrei-me do que me disseste:
Pediste-me que eu não bebesse álcool, mãe... Então, bebi uma 'Sprite'. Senti orgulho de mim, exactamente o modo como me disseste que eu me sentiria. E que não deveria beber e de seguida conduzir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram. Fiz uma escolha saudável, e o teu conselho foi correcto.
Quando a festa finalmente acabou e o pessoal começou a conduzir sem condições, fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz...
Eu nunca poderia esperar... Agora estou deitada na rua e ouvi o policia dizer: 'O rapaz que causou este acidente estava bêbado'. Mãe, a voz parecia tão distante... O meu sangue está por todo o lado e eu estou a tentar com todas as minhas forças não chorar...
Posso ouvir os paramédicos dizerem: 'A rapariga vai morrer'...Tenho a certeza de que o rapaz não tinha a menor ideia, enquanto ele estava a toda velocidade. Afinal, ele decidiu beber e conduzir! E agora eu tenho que morrer.
Então... Porque é que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas?
A dor está a cortar-me como uma centena de facas afiadas.
Diz à minha irmã para não ficar assustada, mãe, diz ao pai que ele tem que ser forte.
Quando eu partir, escreva 'Menina do Pai' na minha sepultura...
Alguém deveria ter dito àquele rapaz que é errado beber e conduzir. Talvez, se os pais dele o tivessem avisado, eu ainda estivesse viva...
A minha respiração está a ficar mais fraca mãe, e estou a ficar realmente com medo. Estes são os meus momentos finais e sinto-me tão desesperada... Gostaria que tu pudesses abraçar-me mãe, enquanto estou aqui esticada a morrer, gostaria de poder dizer que te amo mãe...
Então... Amo-te
Adeus...'

Estas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, ia dizendo as palavras e o jornalista ia anotando...
Muito chocado. Este jornalista iniciou uma campanha.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Reflexão ao terceiro AXIOMA

Tal como diz no Axioma, o uso de recursos renováveis, deve ser inferior ou igual á taxa de reposição.

Actualmente, o consumo excessivo dos mesmos, pode levar a graves impactes ambientais. Como a extinção de animais e plantas. O que vai prejudicar as gerações futuras.
Pois as plantas que utilizamos para diversos fins, e os animais, no futuro poderão já não existir.
Logo é necessário conservar do melhor modo possível os recursos renováveis disponíveis. Evitando assim a sua prévia extinção.

Baseado em :
http://camacho-mag-paty.blogspot.com

Axioma de Richard Heinberg


Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

Este axioma foi mencionado (com algumas variantes) por muitos economistas e ecologistas, e é a base da "silvicultura de rendimento sustentado" e da gestão dos recursos pesqueiros de "máximo rendimento sustentável". Continuam os esforços para refinar este princípio essencial de sustentabilidade .

Retirado de:
http://resistir.info/energia/5_axiomas.html

quinta-feira, 11 de março de 2010

animal em via de extinção


Nome popular: Lince-Ibérico
Nome Científico: Lynx pardinus
Distribuição geográfica: Portugal e Espanha.
Habitat natural: Tem como habitats preferenciais os bosques e matagais mediterrânicos onde procura abrigo.
Hábitos alimentares: Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervídeos.
Tamanho: Comprimento: 80 cm até 110 cm; mais cauda de 11 a 13 cm.
Peso: 10 kg até 13 kg.
Período de gestação: Varia entre 63 e 74 dias.
Número de crias: 1 a 4
Tempo médio de vida: Até 13 anos.
Estado de conservação da espécie: O lince-ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regulamenta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.



http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/3228.html

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

O primeiro indício de que a taxa de captura é superior à taxa de reposição natural, é o declínio da reservas dos recursos de base. Porém, um recurso pode estar em declínio por diferentes razões das provocadas por sobre-captura; por exemplo, uma floresta que não seja tratada pode ser dizimada pela doença. Não obstante, se um recurso estiver em declínio, para que se consiga atingir o ponto de sustentabilidade, é requerido que a taxa de captura seja reduzida, independentemente da causa do declínio do recurso. Por vezes, para que o recurso tenha tempo suficiente para recuperar, as capturas deverão diminuir drasticamente numa taxa muito superior à taxa do declínio do recurso. Este foi o caso relacionado com o comercio da baleia e de espécies de peixes que foram sobre-capturadas até ao ponto próximo do esgotamento, o que requereu uma moratória interditando por completo a sua captura para o restabelecimento da população – as espécies não conseguem recuperar quando a população reprodutora restante é muito pequena.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O INFANTICÍDIO

Para nós ser sustentável não é apenas não prejudicar as gerações futuras, é também não afectar as gerações presentes, logo o Infanticídio não é uma forma correcta de sustentabilidade.
Mesmo por motivos de sobrevivência, não devemos pôr em risco a vida de uma criança, uma vez que actualmente existem imensas formas de sustentabilidade, podendo assim evitar o Infanticídio que é uma forma desumana de solucionar o problema, mas inflelizmente o Infanticídio ainda é uma realidade que se mantém viva.
O problema das populações que praticam o Infantiídio é demasiada gente, no entanto o casamento tardio, a maior utilização de métodos contraceptivos e do pleneamoento familiar contribuem para a diminuição da população.

Mariana Rita
Inês Louro

A ilha de Tikopia e o Infanticídio

Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitos interruptus ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.

Retirado de:
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article33635

A nossa opinião sobre a Sustentabilidade

Para nós a sustentabilidade é muito importante, pois trata-se de um equilibrio entre a natureza, sociadade e economia.
Sustentbilidade é conseguir equilibrar a vida sem que isso prejudique as gerações futuras.
Ser sustentável é sobreviver, partilhando e economizando, ou seja saber que se só nos derem 10€ por mês teremos que conseguir governarmo-nos com tal quantia.











Mariana Rita
Inês Louro

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A nossa opinião

Na nossa opnião a população devia controlar a taxa de natalidade, por exemplo: controlando os nascimentos ou tentar evitar os nascimentos através dos abortos, porque se houver um elevado número de pessoas nao haverá espaço para todas as pessoas e o mundo nao será sustentável.

2. (O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria) [10] .

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).



http://resistir.info/energia/5_axiomas.html

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE
Segundo o Relatório de Brundtland (1987), “sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afectar a habilidade das gerações futuras de supri as suas.”
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde o meio em que vivemos até ao planeta no seu geral.
A sustentabilidade pressupõe a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

O mundo em 2029

O MUNDO EM 2029
Tudo será diferente! O Mundo está em constante transformação.
Em 2029 a tecnologia terá evoluído de tal forma, que as máquinas irão alcançar um nível de inteligência e de emoções semelhantes ao da raça humana. Iremos (nós humanos) conviver lado a lado com máquinas com sentimentos. Máquinas que choram, que riem, que cantam, que dão conselhos, que investem, …

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O nosso grupo

ola nós somos a mariana e a inês.
Este blogue foi feito para a disciplina de área de projecto.